O papel da API Recintos na modernização das operações portuárias

A dinâmica do comércio internacional demanda constantes atualizações e aprimoramentos nos processos aduaneiros.
Imagem OP Recintos

A dinâmica do comércio internacional demanda constantes atualizações e aprimoramentos nos processos aduaneiros. Os registros e os controles por parte das autoridades governamentais é parte importante nas operações de importação e exportação. No universo dos recintos alfandegados, a API Recintos surge como uma peça-chave na modernização e eficiência das operações, substituindo o antigo Ato Declaratório Executivo COANA / COTEC 02/2003.

Criada pela COANA (Coordenação Aduaneira), a API Recintos representa uma evolução e sua implementação visa proporcionar agilidade aos processos aduaneiros e garantir um retorno mais rápido por parte da Receita Federal do Brasil.

Vinculada ao Portal Único do Comércio Exterior (PUCOMEX), consiste em 22 eventos que abrangem informações cruciais sobre a movimentação física de pessoas, veículos e cargas nos recintos alfandegados. Essas informações são enviadas pelos administradores do Recinto Alfandegado à Receita Federal do Brasil, promovendo uma gestão mais eficaz e transparente.

A Receita Federal do Brasil (RFB) busca com a API Recintos, uma maior qualidade na apuração de dados e análises de risco. Ao centralizar as informações necessárias em uma estrutura própria, a RFB eleva a eficiência do processo aduaneiro.

Comparando o antigo Ato Declaratório Executivo COANA / COTEC 02/2003 com a inovadora API Recintos, notamos melhorias substanciais, pois, as informações são enviadas automaticamente ao PUCOMEX. O layout padronizado pela RFB simplifica o processo, enquanto a informação flui automaticamente tornando o processo mais dinâmico e objetivo.

Como agir com tantos desafios?

Diante dessas transformações, a atuação estratégica das empresas é essencial. Para tanto é recomendável:

  • Analisar os eventos e identificar sua relevância para cada operação.
  • Verificar se os sistemas de controle do recinto alfandegado informam todas as informações necessários aos eventos.
  • Contratar um sistema para atender à API Recintos.
  • Implementar a solução, assegurando conformidade e agilidade.

Como podemos ajudar sua operação?

Nesse contexto, a Openport Sistemas oferece uma plataforma robusta e completa, tanto para o envio dos eventos a RFB, quanto para o tratamento do retorno dessas informações. Nosso OP RECINTOS aliado ao nosso OP TOS garante assertividade na informação enviada e na gestão portuária como um todo.

Com a API Recintos, o comércio exterior brasileiro dá um passo à frente na modernização dos processos aduaneiros, promovendo eficiência, transparência e agilidade nas operações portuárias. A notícia SISCOMEX 06/2019, de agosto, marca o início de uma era mais integrada e eficiente no cenário de importação e exportação.

Quer saber mais sobre nossas soluções?

Solicite um contato pelo formulário abaixo. Se preferir, entre em contato pelo nosso canal de WhatsApp clicando no botão inferior esquerdo.

Gostou dessa notícia? Compartilhe com mais pessoas:

Quer saber como a Openport pode transformar a rotina da sua operação portuária com uma plataforma completa e automatizada, uma implantação rápida e um suporte de primeira?

*Preenchimento obrigatório